Turmas

A Casa Ametista é um Jardim de Infância Waldorf, que se inspira nos ritmos da natureza humana e aqui um ecossistema é cuidadosamente preparado para crianças do primeiro setênio. Ao longo dos anos de experiências e observações, entre as necessidades do desenvolvimento humano e da sociedade contemporânea, hoje recebemos as crianças nos seguintes grupos:

Projeto Aurora: Acompanhamento parental para famílias com crianças de 3 meses a 3 anos.  Turno vespertino

Nesta turma as crianças da primeiríssima infância frequentam a Casa uma vez por semana no turno vespertino. São formadas turmas pequenas que convivem ao longo do(s) ano(s). O diferencial desta proposta está em ofertar um ambiente social  respeitando as necessidades da criança pequena. Nestes encontros conduzidos pela pedagoga facilitadora as crianças interagem, vivenciam suas primeiras experiências nos pequenos grupos mas ainda acompanhadas de seus adultos de referência que vivem junto as crianças os preceitos e conduções da pedagogia waldorf a partir da prática viva. Uma vez por mês os adultos participam de encontros para estudar e fazer trocas junto a pedagoga Tatiana Klein sobre as temáticas dos três primeiros anos de vida. Uma experiência rica para adultos e crianças.

Contato: projetoaurora.ametista@gmail.com

Maternal: Crianças de 2 a 4 anos. Turno matutino


Acolher as crianças ainda em seus primeiros três anos de vida é acolher a confiança que a família expressa em um comum acordo de partilhar dos cuidados essenciais de um período de vida singular em sua importância. É criar um ambiente com a consciência da grandiosidade da tarefa de acompanhar e amparar o desenvolvimento das três aquisições primordiais da existência humana: andar, falar e pensar.
Uma missão linda e tão importante. Maternar a primeira infância de maneira livre, segura, rodeada de amor consciente. O maternal é este espaço, um lugar primordialmente caseiro de vínculos estáveis, de incentivo a autonomia e ao movimento para as crianças e de ricas trocas entre os adultos.
Materneiras: Tathiana Ely e Jéssica Figini

Jardim: Crianças de 4 a 6 anos. Turno matutino

 A turma do jardim caracteriza-se por um grande grupo a partir do momento que o social da criança começa a se organizar de forma diferenciada para as relações. Relações estas que também buscamos ser mantidas e  enriquecidas através da interação com as distintas idades e da permanência do grupo ao longo dos anos de esplendoroso brincar.
O dia a dia do jardim é permeado pelo brincar livre em um ambiente de confiança, experiências corporais diversas e pelos fazeres primordiais humanos realizados pelas jardineiras no decorrer das semanas e épocas. As crianças vinculam-se naturalmente com esses fazeres que perpassam as tarefas cotidianas de manutenção de um lar, expressões artísticas e celebração das estações e festas do ano.
Cada criança nesta grande família recebe um olhar singular e os pré-escolares experimentam ser os mais velhos da turma em um tempo e espaço, com confiança e vinculo suficiente para florescerem plenamente em seus aspectos físicos, emocionais e cognitivos que começam a se diferenciar ao final do primeiro setênio. Eles ganham papéis fundamentais dentro da turma, são referência no brincar para os pequenos e aprendem na interação com as crianças menores enquanto alimentamos adequadamente suas necessidades físicas até amadurecimento corporal necessário para o início da alfabetização no ensino fundamental.
Jardineiras: Joselaine Fucks e Graciela Martil

 

Criança e Natureza

              Em todas as propostas do Jardim de Infância da Casa Ametista priorizamos por uma alimentação integral e orgânica, por uma visão de ecologia profunda e por práticas cotidianas que integrem crianças e adultos com a natureza. Caminhamos num tripé educação, saúde e agricultura de viés antroposófico para assegurar os preceitos da salutogênese para o desenvolvimento humano, mas também sempre atentos a saúde de nosso ambiente, de nossa terra. Somos uma comunidade urbana com olhar atento a como educar as crianças de maneira saudável, com boa alimentação e com brincar ao ar livre, seja em nosso pátio, nas praças de nosso bairro ou em nosso entorno educativo, nosso espaço rural.

contato: casaametista@gmail.com